Feeds:
Posts
Comentários

Por Maria Manuela

Que eu sou fã de carteirinha da Nigella todos estão cansados de saber… Enquanto cozinho, imito as caras e bocas e não sei falar de chocolate sem citar a célebres frases da cozinheira mais charmosa que existe.

Jamie Oliver e Mr. Garvin também estão no meu hall da fama… e o homem ideal pra mim é metade uma mistura desses dois, metade o House (mas aí é outra história).

Hoje quero falar de outra cozinheira, que está bem longe de Hollywood, dos ingredientes sofisticados, menos frescura, mais caseira, mais arroz feijão, farofa, bolo de brigadeiro, doce de leite com coco, pão com linguiça…. menos poesia, aquela poesia falada, porque aquela que a gente vê, sente e sorri à toa…… ah!  Essa tem bastante!

Cozinhar pode ser uma aventura,  uma provocação, um presente, um ato de gula ou puro exibicionismo. Mas o óbvio, cozinharé um abraço bem dado, é boa vontade, é agradar sem retorno, transformar aquele armário cheio de farinhas, grãos, verduras, folhas, sem manuais de instrução, num almoço de domingo.

Chocolate com chocolate sempre dá certo. Fritar bacon com ovos sempre fica bom. Agora transforme beringela em lasanha? Carne moída em bolo? Isso é mágica, tá  cheio de segredos.

Juntem a tudo isso aquela imagem nostálgica, aquele sorriso gostoso de quem sabe bem o que está fazendo, as mãozinhas delicadas e experientes sovando uma bela massa, exagerando no recheio, pincelando com gema, seguindo os passos daquele caderninho velhinho… valioso!

Tem gente que xinga, não aguenta, muda o canal, nem espera ver o fim da receita.

Eu dou risada das palhaçadas, dos errinhos, sorrio junto com ela, e faço parte do clube das amiguinhas que testam as receitas.

Palmirinha, tão fofa, me convida pra um almoço de domingo? Juro que lavo a louça e areio as panelas.

Ah! E deixa eu rapar todas as panelas de creme… sem desperdício!!!!

Esses dias ela foi entrevistada no Jô Soares, vocês precisam assistir.

… São 4 partes (a primeira está aí em baixo e as outras 3 vocês acham bem fácil no Youtube).

… Recomendo assistir do início ao fim. Uma delícia.

… Confesso que chorei na terceira parte e morri de rir na última.. hehe

Aproveitando, aguardem mais Delícias Cremosas essa semana :)

Torta Para Salvar as Bananas

Antes de mais nada, feliz ano novo! Espero que as festas de todos os leitores do blog sejam excelentes e cheias de delícias, cremosas, crocantes, doces, salgadas, saudáveis e também as delícias nem tão saudáveis assim! Hoje todo mundo pode de exagerar um pouquinho! :-)

Depois de muito tempo longe, finalmente estou de férias e vou publicar uma receita que não tem nada a ver com a época. Nada de peru, lombos ou uma sobremesa elaborada.

Ai… As bananas, coitadas das bananas!

Uma das minhas frutas favoritas, para comer sozinha, está sempre na bolsa, no cereal com leite, picada dentro de qualquer iogurte, até acompanhando a dupla arroz & feijão no prato ( Sim! Gosto!) que acaba abandonada nessa época do ano.

A festa é tomada por uvas, abacaxis, ameixas, pêssegos, melão, melancia, e todas essas frutas de festa, que só aparecem nessa época e é claro, precisamos recebê-las muito bem com as carnes, as saladas de frutas, nos pavês, nas tortas, nos sucos e também sozinhas, para sentir completamente e aproveitar o gostinho de cada uma dessas frutas-festeira-sumidas.

Mas e as bananas?! Coitadas das bananas… Ficam ali num canto, ornando a fruteira, o chapéu da Carmen Miranda, como figurantes. Não têm a posição de rainhas como o Rei Abacaxi, mas sem elas a festa não é a mesma. O que fazer com as bananas abandonadas, já quase murchinhas?

Não, não vamos fazer como o meu pai fazia:

“VAMOS LÁ, CADA UM PEGA UMA OU DUAS BANANAS E COME AGORA! AGORA!”

Não, a banana, coitada, nos acompanhou o ano todo, sempre tão fiel e daremos um destino assim, tão infeliz, tão cruel?

NÃOOOOOOO!!!!!!!!!!

Que o destino final das bananas que fizeram papel de coadjuvantes o ano todo seja um pouco mais digno. Que tal uma torta de banana? Um bolo de banana com o topo caramelizado? Uau, tá ótimo!

Não serve como sobremesa de uma mesa de Natal ou de Reveillon, mas depois das festas, de tanto sorvete, chocolate, pudim e pavês, que delícia é uma pedacinho de bolo com um chá?… Sim, lá estarão nossas aconchegantes bananas, cumprindo seu destino de estar sempre confortando estômagos famintos, organismos sedentos por comidinha-normal. Dessas que a gente não come nessa época.

Nham! Vamos à receita? Anotem aí!

A receita é dividida em 2 partes ou 3 etapas.

A primeira etapa: O caramelo

Você vai precisar de:

1 xícara de água

1 xícara de açúcar

manteiga ou margarina para untar uma forma de mais ou menos 22x32cm

6 ou 7 bananas sem destino. Não use bananas muito passadas.

Confesso. Achei difícil e não gosto de fazer caramelo. Não custa tentar, mas se vc não faz idéia ou nunca fez, tenta chamar alguém pra “te vigiar”. Eu precisei.

Coloque uma xícara de água para ferver. Em outra panela com a base mais larga coloque 1 xícara de açucar e mexa com uma colher de pau até derreter. Demora, fica quente, mas derrete! Acredite! Assim que derreter (não precisa ser tudo – espero que a Pri me corrija se eu falar alguma abobrinha! hihi) coloque uma xícara de água quente e continue mexendo para quebrar todos o açúcar.

Despeje o caramelo na forma já untada com a manteiga e distribua as bananas fatiadas no comprimento, com a parte “redonda” para cima. Fica mais bonito assim e elas ficam paradas no lugar.

Pronto, feito isso, vamos para a próxima etapa.

A segunda etapa: liquidificador

Essa é bem fácil! Pode fazer enquanto alguém está cuidando do caramelo, ok?

No copo do liquidificador, coloque:

3 ovos

1 lata de leite condensado

1 lata de leite (medida da lata)

1 xícara de óleo

1 colher de chá de canela em pó

Bata bem no liquidificador, até ficar homogêneo.

Agora a terceira e última etapa:

Despeje o conteúdo do liquidificador numa tigela para bater o bolo e acrescente à massa:

3 xícaras de farinha

1 colher de sopa de fermento em pó

Acrescente esses ingredientes bem devagarinho, misturando suavemente à massa. Se possível, peneire a farinha com o fermento antes. O bolo fica mais fofinho!

A massa vai ficando bem espessa, mas não deixe de continuar mexendo SUAVEMENTE!

Depois que estiver homogênea, sem as bolinhas de farinha, coloque a massa na forma, sobre as bananas e leve ao forno médio-alto, já pré-aquecido, por 40 minutos.

Espere esfriar e desenforme!

Nhammmmmmmmmmmmmmm

Finalizando, agradeço à Norminha, a fotógrafa oficial do evento e minha “Louro José”do dia. Ajudou durante toda e receita e faz questão dos créditos aqui no Delícias Cremosas! hihihi

E apesar de não ter aproveitando a sugestão, fica a colaboração da Ana, a outra irmã, em batizar a receita como “Torta Freeganista”, por conta do aproveitamento das bananas abandonadas hahahaah A idéia foi genial, mas pouco cabível aqui, nas minhas receitas com nomes tão romanticos! Fica o link pra quem ficou interessado no assunto e sei que tem algum programa do National Geographic falando sobre.

Pavê Pacomê

Pavê Pacomê

*lembrei do CD do Skank, O Samba Poconé*

Sim, queridas e queridos leitores do Delicías, a gente anda meio devagar… Mas é que tá tudo uma correria e dificíl juntar a galera, mas vamos que vamos.

Continuar Lendo »

Surpresa de Milho

capa

Surpresa!!!!!!!!!!!!! Delícias de volta!!!! :D

Semana passada foi aniversário do Mr Delícias! Pra comemorar, teve bolo *feito pela irmã dele* e surpresa de milho!

Surpresa de milho é bom! Todo mundo gosta e até faz bico pra comer!

bico

Essa receita já foi feita algumas vezes, mas nunca tiramos fotos, então ela não apareceu no blog. Mas agora temos as devidas ilustrações, então vamo que vamo!

Continuar Lendo »

Momento Delicioso e Criativo

Já contei que nós aqui do Delícias Cremosas somos as maiores defensoras desses potinhos de Nutella.
Essa deliciosa e cremosa guloseima é sempre muito bem aproveitada pelos nossos dedinhos ou em alguma receita especial. Depois fica o copinho, que lavadinho, fica um charme com especiarias como anis estrelado, grãos de pimenta, ou que sua imaginação ousar. Pra finalizar gruda-se um decalque de florzinhas e voilá! Um vidrinho retrô e charmoso na sua cozinha!

Achou brega? Doe seus vidrinhos pra quem não acha :D

nutellababy.jpg

Preenchidos de Nutella? Melhor ainda!

Por Maria Manuela

Por conta do Delícias Cremosas eu ganhei o título de amiga-cozinheira, ou até Amélia por alguns. Participar de um blog de comidinhas não parecia nada demais, mas muita gente se impressiona. Ah! No fim das contas eu gosto e acho muito positivo :)

Há algumas semanas, um amigo resolveu vir me visitar em São Carlos e eu tinha que preparar algo, para mostrar que o Delícias Cremosas existe de verdade e tinha que ser algo diferente: Porque o nosso blog carece de novidades! :D

Não sabia bem o que fazer, pensei em brownies, talvez cookies, e a dúvida acabou quando bati os olhos nessa receita da Cinara.

Adoro como nossa mente funciona e como automaticamente juntamos certas coisas. Coisas do tipo “sapo = nojo”, ou “Tom Cruise = maluco”. Neste caso, pensei em “deliciosos” quando vi os brownies e cookies numa receita só! E foi rapidinho assim: já comecei a salivar e desejar um híbrido desses pra mim naquele instante. Na minha cabeça só tinha a mensagem de “Just do it”. E fiz!

Ingredientes:

2/3 xícara de manteiga sem sal
1 colher (sopa) de água
1 1/2 xícara de açúcar mascavo
1 colher (sopa) de extrato de baunilha
2 ovos
1 1/2 xícara de farinha de trigo
1/3 xícara de chocolate em pó
1/2 colher (chá) de sal
1/4 colher (chá) de bicarbonato
2 xícaras chocolate meio-amargo picado

Modo de preparo:

  • Pré-aqueça o forno a 190 graus centígrados.

  • Misture a farinha, o chocolate em pó, o sal e o bicarbonato. (Bem assim, ao estilo Secos & Molhados).
  • À parte, na batedeira (fiz tudo à mão, com um fouet), bata a manteiga, a água, o açúcar e a baunilha. Acrescente os ovos. Acrescente os ingredientes secos a esse creme aos poucos, e bata apenas até misturar.
  • Com uma colher, misture as gotas de chocolate. Despeje colheradas da massa em assadeiras não untadas, deixando 5cm entre elas. Asse de 7 a 9 minutos, no máximo. Deixe esfriar por 2 minutos antes de tirar da assadeira.

Observações

1) A receita oroginal usa gordura vegetal, e seguindo as dicas da Cinara, substituimos por manteiga. Os cookies ficaram muito moles, então acho que dá pra diminuir um pouco a quantidade de manteiga, ou acrescentar mais farinha. Talvez, se usarmos os flocos de aveia da receita da Pri, eles fiquem mais ‘firmes’.

2) Os cookies parecem crus quando tirados do forno. Resista à tentação de deixá-los mais tempo assando, ou ficarão secos e perderão a textura de brownie!

3) A questão tempo x cookies gostosos é um dilema. Faça a primeira fornada para testar o seu forno… é a melhor maneira, até acertar o tempo :D

4) Ah… Cookies da Véia versus Brownie-Cookies => Cookies da Véia!!!! Ou os dois juntos! Quem sabe?! :D

Agora… A melhor parte! A hora de atacaaaar!!!!

E claro, cookies para viagem!!! (por isso restaram tão poucos para foto do post hehehe)

Pensamento do dia…

“A balanced diet is a cookie in each hand.”

Só pra tirar um pouco da poeira, mas ainda mantendo o clima :)

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.