Feeds:
Posts
Comentários

Archive for the ‘Queijo’ Category

capa

Surpresa!!!!!!!!!!!!! Delícias de volta!!!! 😀

Semana passada foi aniversário do Mr Delícias! Pra comemorar, teve bolo *feito pela irmã dele* e surpresa de milho!

Surpresa de milho é bom! Todo mundo gosta e até faz bico pra comer!

bico

Essa receita já foi feita algumas vezes, mas nunca tiramos fotos, então ela não apareceu no blog. Mas agora temos as devidas ilustrações, então vamo que vamo!

(mais…)

Anúncios

Read Full Post »

Por Maria Manuela

Devo confessar que a liberdade alcançada por nós, estudantes e moradoras de república ou até morando sozinhas (eu!) é constantemente contrastada com a saudade de casa e uma das coisas que eu mais sinto falta é da comidinha preparada, principalmente aos domingos, pelo meu pai e minha mãe 🙂 .

Eu admito que eu não sabia cozinhar NADA antes de morar longe de casa, agora, após muito sofrimento, já sinto uma grande evolução gastronômica na minha vida e na marra eu aprendi a me virar! (Recomendo!)

Tá… eu sei! E vocês podem dizer que fazer macarrão é fácil… Ahh! Mas não adianta insistir! Eu vou protestar!!! Bom, o seu macarrão pode dar certo, mas nenhum vai ficar igual ao preparado pelo seu Rui e pela dona Norma em qualquer domingo ensolarado, com música alta pela casa toda onde todo mundo já fica avisado “Hoje é mais um dia de macarronada!!!” com muito queijo ralado, coxas suculentas de frango e um molho “que nunca está no ponto certo”, mas sempre delicioso!

Era esse o infalível cardápio dos domingos da minha infância. Alguém saía correndo pra comprar um guaraná, ou o queijo ralado, que só lembrávamos na hora de servir! Sem deixar de lembrar da modéstia do seu Rui perguntando a cada um dos presentes na mesa:

“Gostaram da macarronada que eu preparei, SO-ZI-NHO?
“Simmmm!!!!”
“Mas hoje nem ficou tão bom…”sua mãe atrapalhou :-P”

E sempre foi lei: Só se começa a comer com todo mundo na mesa. Todos juntos, o time todo. Sabe aquele negócio de ser feliz e não saber? Então…

Seria muita ousadia da minha parte tentar reproduzir uma receita dessas no Delícias Cremosas.

Receita de família! Onde todos os ingredientes são medidos a olho, na verdade “medidos pelo aroma… quanto mais cheiroso o molho, mais gostoso vai ficar…” segundo papai diz, e pra ele, esse é o segredo de qualquer receita.

Aproveitando: “Poxa vida, pai! SAL NÃO TEM CHEIRO!!!

Agora têm ficado cada vez mais raros esses domingos… meu pai diz que é porque eu não quero saber mais de voltar pra casa (o que não é verdade) e a faculdade tem me tomado bastante tempo (o que é verdade). De fato, minhas idas a SP ficaram mais raras e o mestrado tem me deixado doiiida!!!… mas o fato é que um dia eu acordei com uma vontade louca de comer macarrão (e não dava pra ser o de casa… 😦 )… e a Pri, pra variar, em todas as horas, em todos os momentos, em todos os abraços… Estava lá! Ah! Ela é minha mama de Sanca!!! 😀

Chega de blá blá blá! (Juro que tento me controlar nessas “conversinhas”… vou melhorando!), segue a RECEITA!:

1 – As Conchinhas:

Compramos 2 pacotinhos de macarrão tipo conchiglione e eu tomei o cuidado de cozinhá-las e deixá-las ao dente. Segue a minha foto num momento Amélia, exclusivo para o Delícias Cremosas.

2 – O Recheio:

Fizemos um recheio classicão para as nossas fofas conchinhas italianas: foram cerca de 400g/500g de queijo “moído” + 300g de presunto “moído”, um copo de requeijão e um tiquinho de creme de leite para deixar tudo mais cremoso (vai a olho mesmo, não tem o que errar aqui!). Misture tudo com as mãos (ou espátula). Vira uma pasta, muito gostosa de beliscar…

Coloque cuidadosamente o recheio dentro das conchinhas. Cuidado para não quebrá-las. Faça com a mão mesmo (mãos limpas!). Vá colocando as conchinhas num refratário que pode ir ao forno.

Prepare molho branco (Já demos a receita aqui) e molho vermelho (esse nós compramos pronto!).

Agora é muito fácil, né minha gente? Coloque as conchinhas-bebezinhos numa forma, cubra com molho vermelho ou molho branco ou os dois (vai do freguês!), cubra com queijo ralado e leve ao forno para gratinar/dourar/derreter o queijo/nhaaammm! Já fiz no forno elétrico e foi dois palitos! Rá!

E fica bom… Delicioso! MARAVILHOSO!!!!!!! huuummmmmmmmm….

Read Full Post »

Por Maria Manuela (com ajudinha da Pri Lopes)

Quatro meninas, depois de ficar conversando/fofocando até de madrugada, acordam quase na hora do almoço com uma fome de leão.

Ops. Esse é um blog de Chefs Gramourosíssimaassss.

Bem melhor. Post adequadamente ilustrado, podemos prosseguir…

O que fazer? Ainda mais quando tem o Edu Guedes na TV fazendo alguma receita com massa, queijo.. hum….

Macarrão com queijo e molho branco. Fácil, rápido e cremoso!

Anotem a receita:

Já coloque água para ferver. O suficiente para alimentar umas 4 pessoas famintas. Não esqueça de colocar sal e um fio de óleo (ou azeite) na água. Quando a água ferver, junte o macarrão, arrume bonitinho na panela para que a água cubra todos o fios e deixe fervendo por uns 8 minutos (essas instruções vocês encontram na embalagem). De vez em quando, dê uma mexidinha no macarrão com cuidado.

Enquanto a água (e depois o macarrão) ferve, você pode ir fazendo o molho:

O molho branco:

Você precisará de uma colher de sopa de manteiga (margarina quebra o galho), 500ml de leite, 1 lata de creme de leite e 2 colheres de maizena (farinha quebra o galho), sal e noz-moscada (esta última seria o que dá aquela qualidade de je ne sais quoi ao molho). Pique meia cebola. Coloque um pouco do leite em um copo e nele dissolva a maizena. Em uma panela, derreta a manteiga e doure a cebola. Adicione o leite com maizena e o restante do leite. Incorpore a mistura até que comece a engrossar. Diminua ao máximo o fogo e adicione o creme de leite, sal e noz-moscada a gosto. Mexa por mais algum tempo e desligue o fogo.

Coloque uma porção de macarrão no prato, cubra com o molho, jogue queijo ralado por cima, azeitonas… e Bom apetite!

Mais uma foto do macarrão, coloborando para um post ricamente ilustrativo:

Dicas da Pri Lopes:

* Você pode adicionar ao molho branco ervilhas, cubos de presunto e queijo, azeitonas, champignon (cogumelo)… Também pode adicionar catupiry, gorgonzola e fazer um molho de queijos… Vai do gosto da pessoa!

* Na casa de mamãe e papai, as vezes rola um macarrão à la Spoleto. Cozinhamos o macarrão, fazemos normalmente dois molhos (branco e vermelho – sugo) e colocamos os ingredientes todos em potinhos (champignon, presunto, queijo, azeitona, cebola, salsinha, cebolinha, etc). Daí cada um vai pro fogão se aventurar e criar seu próprio molho. Tá… É meio trampo picar as coisas e separar nos potinhos… Mas vale a diversão de colocar o que você quiser no seu molho!!! 😀

Read Full Post »

Por Pri Lopes

fondue1.jpg

Há uns anos atrás (putz, pensando a respeito, deve fazer uns 10 anos mais ou menos), minha amiga me convidou pra ir na casa dela ali em/perto de cotia… Daí eu fui… Era inverno… Tava friozim… E daí a mãe dela fez o fondue de pobre – de pobre pq come-se até a panela. Depois disso, eu fui passando essa receita para vários amigos e familiares 😀

E agora é meio que uma tradição aqui em Sanca, todo ano tem pelo menos um, normalmente por junho, que jah ta mais friozinho… Mas tb jah comi em pleno verão, por causa de amigas sem noção que vestiram luva de lã, cachecol e gorrinho só pra me convencer de que estava frio para fazer fondue…

Então… aqui vai a receita…

Ingredientes:

1 pão italiano redondo, aquele que tem aprox. o diametro de um prato raso
1 copo de requeijão
1 lata de creme de leite, com soro, sem soro… tanto faz… Eu nunk tiro soro, pra nada, da mto trabalho
300g aprox de queijo gorgonzola

Procedimentos:

1. Com uma faca corte uma tampinha do pão italiano.

2. Desmiole (isso existe?) o pão, no inicio pode precisar da faca, tomando cuidado para não abrir buracos na casca. Reserve o miolo.

fondue2.jpg

3. Em um tigela, amasse o gorgonzola com um garfo.

4. Acrescente ao gorgonzola o requeijao e o creme de leite, misturando tudo. Assim:

fondue3.jpg

5. Agora, pegue o conteúdo da tigela, coloque dentro do pão italiano cavocado e tampe-o (com akela tampinha que tiramos no começo). Repasse a tigela para as pessoas rasparem 😀

fondue4.jpg
(hum… Bia é a modelo da vez…)

6. Embrulhe o pão em um pedaço de papel aluminio (o brilhante pra dentro, o fosco pra fora – o objetivo é manter o calor dentro do embrulho, as ondes de calor refletem no laminado do papel), coloque-o dentro de uma assadeira (para não ocorrer caca no forno) e coloque no forno, pre-aquecido, por cerca de 40 minutos (pode ser menos, pode ser mais, depende do forno e do gás, mas fique de nariz no cheiro e dê uma olhadinha de vez em quando, mexendo com um garfo ou faca a mistura de queijo).

7. Após o período no forno é só desembrulhar, tire a tampa e chuche o pão no queijo. A medida que o nível do queijo vai baixando, utilize uma faca para cortar a casca do pão e chuchá-las também.

fondue5.jpg

Variações:

* Outros queijos: já fiz um com muzzarela… Num da mto certo, pq fik puxa-puxa, mas vai da pessoa… Em geral é bom um queijo que de pra esmigalhar e amassar, pq aih encorpora uma massaroca só.

* Outros pães: já fiz com redondo, mas massa tipo pão francês… É uma opção, mas acredito que seja mais difícil de encontrar… Sem contar que o efeito pós-forno não é o mesmo… Já fiz com pão italiano formato baquete… Ah, não dakelas compridas, menor… Num sei como chama akele formto de pão… De qualquer modo, é mais pentelho pra fazer o fondue, pra colocar (e tirar) a mistura e talz… Melhor é o redondo mesmo…

* Mais/menos gorgonzola: pode variar de acordo com a pessoa tb… Mto mais gorgonzola fica forte, mais salgado, mas eu, por exemplo, não acho ruim…

Acho que é isso… Falows… Bom fondue pra vcs 😀

Read Full Post »